4028

CDB e CDI são a mesma coisa?

Muito se fala de CDI, mas poucos entendem do que se trata e por ter nome semelhante ao CDB, pode trazer a ideia de que são a mesma coisa.

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário já CDI para Certificado de Depósito Interbancário.

Assim como todo produto de renda fixa, o CDB é um título utilizado para captar recursos, nesse caso pelos bancos. Quem compra CDB está emprestando dinheiro ao banco, para que, por sua vez, o banco empreste a outra pessoa.

Principais características do CDB:

– A remuneração pode ser em % do CDI (o mais comum deles), CDI + spread, Índices de preços (ex: IGP-M, IPCA) ou Taxa Prefixada;

– Aplicação garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores até R$ 250 mil (engloba principal e juros);

– Produto registrado na CETIP (maior segurança para as operações);

– IOF para resgate antes de 30 dias, incide apenas sobre o lucro;

– IR na tabela regressiva, incide apenas sobre o lucro.

Agora que você sabe o que é o CDB, fica mais fácil entender o que é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). CDI é um certificado que permite aos bancos emprestar dinheiro entre si, restrito ao mercado bancário. Foi criado para atender ao fluxo financeiro, a maioria de 1 dia, que é exigido pelos bancos.

Como utilizam essa taxa para negociar recursos entre eles, o mais prático seria utilizar essa mesma taxa para remunerar os investidores dos CDBs e outros títulos como LCIs e LCAs, o que fez do CDI o principal INDEXADOR para os títulos bancários de renda fixa.

O CDI tem como característica acompanhar de perto a variação da taxa Selic, a taxa básica de juros do país. As duas taxas, tanto CDI quanto Selic são estabelecidas diariamente. Para conhecer a taxa anual futura, basta projetar a taxa diária para os próximos 252 dias úteis.  Atualmente a taxa SELIC se encontra em 7,50% ao ano e o CDI projetado com base no diário em 7,39% ao ano.

Pensando apenas em rentabilidade, desconsiderando o risco do banco emissor e carência, o ideal seria buscar o título que paga a maior % do CDI.

Segue cálculo para 3 % CDIs diferentes. Investimento de R$ 50.000,00.

A Cetip oferece uma Calculadora da Taxa DI, vale a pena utilizar – https://www.cetip.com.br/renda-fixa/calculadora-di

Autor: Henrique Fernandes

Recomendações:

Henrique Fernandes 07 de dezembro de 2017 Sem categoria
Tags: 

Nasci em 1985, na cidade de Iporá, interior de Goiás. Aos quatro anos de idade, mudei-me com minha família para Goiânia, onde vivo desde então. Aos 18 anos, tomei umas das principais decisões da minha vida: abandonei o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás para estudar Administração de Empresas. Formei-me em 2008 - ano em que parecia impossível empreender - e nesse mesmo ano idealizei a LHx, juntamente com meu irmão e parceiro para vida toda, Leonardo. Sou realizado profissionalmente e tenho uma linda família, sou casado e pai do Pedro Lucas. Sou gestor da área de Expansão, certificado CPA-20 e MBA Excecutivo Empresarial em Administração, Finanças e Negócios e Consultor Financeiro pela FGV . Frase preferida: "Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro pra consegui-lo" - Abílio Diniz.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades