26

Desempenho de ativos atrelados à Inflação

Com a intenção de mostrar a rentabilidade e a volatilidade entre títulos atrelados à inflação, montei o gráfico composto pelos índices IMA-B e um título de IPCA +6%a.a. Utilizei os índices IMA-B, pois representam a evolução dos preços a mercado das Notas do Tesouro Nacional (NTN-B), sendo que o IMA-B 5 é composto por títulos com vencimento de até 5 anos (curto prazo), e o IMA-B 5+ é composto por títulos com vencimento a partir de 5 anos (longo prazo). O IPCA +6%a.a. tem a marcação na curva de juros, o que seria a sua rentabilidade de fato, ou seja, sem ágio/deságio.

Com o gráfico, podemos fazer as seguintes verificações:

– Os títulos IMA-B 5 tem volatilidade próxima de um fundo multimercado moderado e rentabilidade inferior se comparado com o fundo Kiena Chronos (retorno 13,04% e vol. 3,37%).

– O IMA-B 5+ se enquadra no mesmo cenário se comparado com um fundo multimercado agressivo como o Bahia AM Marau (retorno 22,66% e vol. 6,94%).

– O IPCA +6%a.a, com marcação na curva de juros, teve volatilidade próxima de um fundo conservador e rentabilidade inferior se compararmos com CA Indosuez Vitesse (retorno 9,35% e vol. 0,14%).

Autor: Ariel Cobos

Recomendações:

Ariel Cobos 08 de maio de 2018 Fundo de InvestimentoInvestimentosJurosMercado

Artigo por

Nasci em 1982. Sou Engenheiro Civil por formação, mas sempre tive uma tendência para o mercado financeiro. Já o acompanho há alguns anos e, em 2017, resolvi me dedicar de forma integral, entrando para a equipe da LHx. Frase preferida: "Sonhar grande ou sonhar pequeno, dá o mesmo trabalho" Jorge Paulo Lemann

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades