98

A cultura da poupança no Brasil e o papel do Assessor de Investimentos

No Brasil, o investimento mais comum ainda continua sendo a famigerada poupança. Trata-se de um investimento de renda fixa, oferecido pelos grandes bancos brasileiros e que apenas gera um retorno no seu aniversário, ou seja, após 30 dias que o investidor mantém o seu investimento. No ano passado, li uma matéria no jornal que me impressionou: cerca de 61% dos brasileiros ainda investem na poupança! Nunca me esqueci desse número e temo que ainda continue nesse patamar ou maior. O propósito desse artigo é debater esse hábito cultural dos brasileiros, bem como discorrer sobre as funções do assessor de investimentos no combate a essa forma pouco rentável de investir aqui em nossa terra tupiniquim… ainda, diga-se de passagem.

O leitor deve estar se perguntando: por que este autor é contra a poupança? Bem, esse autor que vos escreve, que por sinal também é um assessor de investimentos na LHx Investimentos, é um ferrenho crítico a essa cultura da poupança no Brasil. Mas por que, afinal? Os motivos são vários e serão enumerados abaixo:

  1. Com a taxa SELIC, que é o custo primário do dinheiro na economia, a 6,50% ao ano, na data que escrevo esse artigo, a poupança está rendendo 4,55% ao ano. Isso representa 70% do CDI (que é um indicador de remuneração de investimentos e gira em torno de 100% da SELIC). Na prática é um ganho real de apenas 1% ao ano, uma vez que a inflação gira em torno de 3,50% ao ano, podendo-se concluir que trata-se de um ganho ínfimo.
  2. A poupança hoje é (quase) o pior investimento do Brasil. A única aplicação pior do que poupança são CDBs de grandes bancos, que geralmente possuem rentabilidade bruta em torno de 70 a 80% ao ano, enquanto a poupança remunera 70% líquido. Mas, mesmo assim, é um investimento muito mal remunerado.
  3. Comparando com várias aplicações que existem no mercado e que possuem a mesma segurança e liquidez da poupança, e com rentabilidades que são, no mínimo, 10% maiores que a mesma, atualmente não se justifica mais aplicar na poupança. A LHx, sendo um dos escritórios da XP Investimentos, oferece inúmeros investimentos como esses que foram mencionados. Caso tenha interesse, terei o maior prazer em atendê-lo e explicar-lhe sobre eles.
  4. A poupança, ao contrário de todos os investimentos que eu trabalho, remunera seus investidores uma vez a cada 30 dias, ou seja, se você aplica o dinheiro na poupança e resgata em 29 dias, você literalmente perde 100% da rentabilidade (que já é bem pouca, repito) com o investimento. Aplicando nos meus investimentos de renda fixa, a rentabilidade, além de maior, é diária, ou seja, se você resgatar em 29 dias, terá exatos 29 dias de rentabilidade garantida.
  5. A poupança não é tão segura como se pensa. A poupança é o único investimento do Brasil, no qual um presidente da República teve a audácia de “colocar a mão”, causando prejuízos a milhões de brasileiros que tinham investimento nessa modalidade.

Isso sendo dito, o objetivo desse parágrafo é expor sobre o papel do assessor de investimentos, função a qual exerço com muito orgulho. Minhas duas principais funções são:

  1. Explicar com a maior clareza possível sobre todo e qualquer tipo de investimento para todo tipo de investidor, desde o iniciante até o mais avançado, desde o mais conservador até o mais arrojado. E, isso é o fascinante dessa profissão. Levar a clareza necessária para que as pessoas invistam melhor e com uma maior objetividade, traçando soluções personalizadas de investimento para cada investidor, pensando sempre no investimento a curto, médio e longo prazos de tal forma que cada um dos investidores que investir conosco atinja seus objetivos pessoais com o investimento realizado.
  2. Investindo comigo na XP Investimentos, você terá um assessor acompanhando de perto sua carteira de investimentos. Sendo o seu assessor, darei recomendações sobre como poderíamos investir de acordo com o seu perfil de cliente e dentro daquilo que você realmente busca como meta com o investimento.

Em conclusão, posso dizer que igualmente o orgulho do médico é curar um doente, o do engenheiro é construir um prédio, o grande orgulho meu, como assessor, é poder tirar alguém da tão sem graça poupança! E é para isso que tanto estudo e me dedico todos os dias: para oferecer a mais variada e completa gama de investimentos para a minha clientela. E você? Ainda investe em poupança?

Venha conhecer meu trabalho e os produtos da XP Investimentos. Tenho certeza que posso lhe assessorar e lhe trazer uma ótima rentabilidade, alinhado com um acompanhamento de perto da minha parte. Portanto, saia já da poupança, e me procure para investirmos de uma forma melhor hoje mesmo!

Autor: Samuel Merheb

Recomendações:

Samuel Merheb 15 de maio de 2018 Assessor de InvestimentosFundo de InvestimentoInvestimentosPrevidênciaTaxa Selic

Artigo por

Nasci em 1986, sou apaixonado por viagens, viciado em trabalho e café e grande entusiasta do mercado financeiro. Sou formado em Administração pela UFG e tenho um MBA em Gestão Financeira pela FGV. Nas horas vagas, gosto de estar entre amigos, de jogos online e de leitura de livros sobre acumulação de riqueza financeira. Viajar é a grande paixão da minha vida e sonho em conhecer o mundo inteiro, razão principal pela qual luto diariamente para acumular dinheiro. Desde adolescente me interesso pelo mercado financeiro. Frase preferida: “O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.” – Albert Einstein

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades