77

10 Dicas Para Organizar Suas Finanças

Ter organização financeira é primordial para uma vida mais tranquila. Quando se tem suas finanças em ordem, é possível desfrutar de viagens, luxos e até, se tornar um investidor.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas o segredo aqui é ter disciplina. Com essa palavra-chave em mente, vamos te apresentar 10 dicas para você organizar sua vida financeira. Confira!

 

10 Super dicas para você conseguir, de uma vez por todas, organizar suas finanças!

 

1. Defina suas metas e objetivos

Quais são seus objetivos financeiros? Seja comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem ou quitar suas dívidas, esse é o momento de definir onde você quer chegar.

Nesse momento, é importante estabelecer, também, para quando você deseja atingir essa meta. Além disso, analise como chegar a esse objetivo, ou seja, quanto você precisará poupar por mês e como fará isso.

2. Mantenha um dia do orçamento

Para conseguir atingir sua meta, é preciso disciplina. Mantenha um dia no mês para analisar todas suas finanças.

Monte uma planilha com despesas fixas, dívidas, pagamentos e gastos eventuais. Insira também inclui todas as suas receitas, tais como salário e outros tipos de ganhos. Assim, você poderá analisar quais são suas prioridades e se elas estão sendo respeitadas.

3. Poupe, sempre

Não há organização financeira sem poupança. Essa reserva é o que irá te ajudar em um momento de emergência e, quem sabe, pode até ser a maneira de atingir aquele objetivo desejado.

Encare como compromisso a tarefa de guardar entre 10% e 20% de sua receita mensal.

4. Acompanhe sua fatura e gastos diariamente

Atualmente, todos os bancos oferecem serviços de internet banking, onde você pode acompanhar seus gastos e fatura do cartão de crédito diariamente. Além de ajudar a manter a disciplina, essa prática pode ajudar a detectar possíveis fraudes.

Você pode, também, usar aplicativos que oferecem gráficos de gastos para visualizar melhor como você está gastando seu dinheiro.

5. Use listas de compras

As compras por impulso são uma das principais formas de sair do planejamento financeiro. Por isso, mantenha sempre sua lista de compras em lugar acessível para quando for necessário consultá-la.

Existem alguns aplicativos que podem te ajudar nisso, mas você pode sempre manter um caderninho com essa lista.

Assim, você se mantém fiel ao que realmente precisa comprar e evita gastos desnecessários.

6. Automatize pagamentos e investimentos

Depositar recursos em uma aplicação financeira todo mês exige disciplina. Automatizar esse processo pode ser uma saída se você está começando essa prática. Além disso, ao colocar contas no débito automático, você não perde a data de vencimento, evitando multas e taxas.

7. Compre à vista

Sempre que puder, compre à vista. Dessa forma, você evita dívidas e pode, até, obter várias vantagens.

Isso aumenta o poder de barganha na hora da compra, permitindo descontos, além de brindes e pontos extras em programas de fidelização.

8. Fuja do crédito fácil

Formas de crédito como cheque especial e cartões representam grandes ameaças para qualquer planejamento financeiro.

Por ser uma maneira rápida de conseguir dinheiro, muitas vezes as pessoas não param para pensar nas consequências desse tipo de crédito.

As taxas de juros nesses casos são grande e podem levar a dívidas.

9. Invista seu dinheiro

Quando atingir um nível de tranquilidade financeira e tiver recursos para isso, invista. Existem muitos tipos de investimentos no mercado financeiro, por isso, a dica é pesquisar e ouvir especialistas no assunto, por exemplo seu assessor de investimentos.

O melhor investimento é aquele que combina com seu perfil e recursos e visa seus objetivos, seja de curto ou longo prazo.

10. Tenha disciplina

Todas essas dicas só funcionam com bastante disciplina. Se você está com suas finanças desorganizadas, tenha em mente que será necessário um período de abdicação de alguns luxos, como restaurantes e viagens. Mas esse momento é temporário e será importante para que você atinja uma vida financeira saudável.

Conclusão: Organize suas finanças para uma vida tranquila

Com suas finanças organizadas e em dia, você com certeza terá uma vida mais tranquila. Seguindo nossas dicas, você pode até começar a investir seu dinheiro e duplicar sua renda.

Por: Super Investidores

Recomendações:

Super Investidores 02 de abril de 2019 Assessor de InvestimentosInvestimentosLiquidez

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades