97

Conheça a Profissão do Momento: Assessor de Investimentos

O mercado de investimentos pode ser uma grande incógnita para muitas pessoas que desejam começar a investir. Para te ajudar nisso, é sempre uma boa opção contar com a ajuda de um profissional da área.

O mesmo serve para aquelas pessoas que já são investidoras mas estão procurando por um atendimento mais personalizado e especializado.

A resposta para esses dois tipos de pessoa é uma só: o assessor de investimentos. Ainda não sabe o que esse profissional faz? Então continue lendo e descubra porque ele pode fazer diferença nas suas aplicações.

O que é um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos tem como objetivo principal vender investimentos. Para isso, ele prospecta clientes para investimento, prestando assessoria no mercado de capitais, identifica perfil de investidor, estuda viabilidade, elabora estratégia de investimentos e auxilia na tomada de decisões.

Por lei, esse profissional é chamado de agente autônomo de investimentos. Para exercer esse cargo, o profissional precisa de uma certificação da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e precisam pagar taxas trimestrais para exercer sua atividade.

Pelo exercício da profissão, o assessor não pode de maneira alguma receber dinheiro diretamente do cliente. Sua remuneração de trabalho vem das instituições financeiras de acordo com cada produto vendido por ele.

Qual a diferença de um assessor para um gerente de banco?

A principal diferença entre um assessor de investimentos e um gerente de banco é que os assessores possuem mais autonomia que um gerente de banco, já que eles podem oferecer produtos de várias instituições dentro do mercado. Os gerentes de bancos vendem investimentos exclusivamente de onde trabalham.

Por isso, os assessores oferecem uma maior gama de produtos e um atendimento mais direcionado para o objetivo que você deseja alcançar.

Quais os benefícios de contratar um assessor de investimentos?

Com todo o conhecimento especializado em investimentos que esse profissional possui, é o assessor quem vai estudar tudo o que compõe a sua estrutura financeira atual e seu estilo de vida, para descobrir o melhor investimento para você a curto, médio e longo prazo.

Atendimento personalizado

Enquanto os gerentes de banco possuem milhares de clientes e, muitas vezes, têm pouco contato próximo a eles, o assessor de investimentos está disponível o tempo todo para tirar suas dúvidas, mostrando riscos e oportunidades do mercado de acordo com seu perfil.

Especialização em investimentos

O assessor de investimentos possui conhecimento amplo em investimentos e todas suas especificações. Ele sabe, como ninguém, reconhecer uma boa oportunidade para você investir seu dinheiro.

Mais opções de investimentos

Um dos principais pontos positivos de ter um assessor de investimentos é que ele tem acesso à diferentes instituições financeiras e, por isso, oferece mais opções de investimentos. Com um maior leque de alternativas, suas chances de fazer seu dinheiro render ainda mais é grande.

Assessores internos e escritórios credenciados

Os assessores internos são funcionários de uma empresa, como corretoras financeiras. Por isso, eles possuem um foco um pouco mais voltado para os interesses da própria corretora.

Isso não é necessariamente um ponto negativo, apenas significa que as recomendações de investimentos serão menos independentes do que se você consultar um escritório credenciado.

Já o escritório credenciado atua em parceria com uma corretora.  Assim como os assessores individuais, o escritório cuida da documentação e da papelada para a execução dos investimentos, além de dar acesso a produtos de várias instituições do mercado financeiro.

Alguns escritórios realizam um comparativo entre os produtos oferecidos pelas instituições e recomendam aquele que mais se encaixa em seu perfil de investidor.

Conclusão: A palavra do especialista

Os assessores de investimentos são profissionais que fazem toda a diferença na hora de escolher onde aplicar seu dinheiro. Por isso, se você busca investir de forma mais assertiva, é com esse especialista que você deve contar.

Por: Super Investidores

Recomendações:

Super Investidores 11 de abril de 2019 Assessor de InvestimentosGerente de BancoInvestimentos

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades