123

Está na Hora de Falar Sobre Proteção Financeira

A vida é uma caixinha de surpresas. Mesmo quem possui um emprego bastante estável, como um funcionário público, está sujeito a mudanças que abalam nossa vida financeira. Desde desemprego até algum familiar com problemas de saúde ou financeiros: várias situações podem fazer com que você precise de ter uma quantia extra disponível.

Entretanto, são pouquíssimas pessoas que possuem uma boa reserva financeira. Mais do que isso, são poucas pessoas que possuem segurança financeira.

Por isso, hoje vamos falar sobre como obter essa proteção das finanças e te mostrar como garantir isso é ter uma vida mais tranquila.

A importância de ter uma reserva financeira

Que é importante manter uma reserva financeira para momentos de emergência, todos sabemos. Mas, muitas pessoas, ao perderem o emprego, ou quando têm despesas médicas inesperadas, por exemplo, se encontram em péssimas situações.

A reserva financeira é o recurso que você poderá usar em momentos como esse.

Para começar a criar a sua reserva, é preciso colocar no papel toda a quantia que você ganha e seus gastos mensais. A maioria dos especialistas concorda que o ideal é poupar de 6 a 12 vezes as suas despesas mensais.

Ou seja, se mensalmente você possui um gasto de R$ 900,00, o mínimo recomendado para ter em sua reserva é de R$ 5.400,00. Assim, caso aconteça algo e você fique sem sua renda principal, você tem 6 meses de segurança financeira.

Para atingir esse valor, você deve poupar. A porcentagem indicada pelos especialistas é poupar cerca de 10% a 20% da sua renda mensal.

Sempre que puder, invista

Comece a colocar seu dinheiro em uma poupança. Mas, assim que obter mais recursos financeiros, invista esse dinheiro para que ele possa aumentar. O objetivo aqui não é obter lucros, mas sim poder deixar o dinheiro em um local seguro em que consiga obter um rendimento pelo menos igual à inflação.

Na hora de optar pelo tipo de investimento, confira como funciona o resgate do dinheiro e se há taxas ou impostos a serem pagos para resgatar o dinheiro.

Uma dica é deixar a renda equivalente a 1 ou 2 meses em uma conta poupança, assim, caso você precise de usá-la em uma emergência, ele está disponível.

Algumas opções de investimentos são:

  • CDB com liquidez diária;
  • LCI e LCA com liquidez diária;
  • Fundos DI;
  • Fundos de Renda Fixa;
  • Título Tesouro Selic do Tesouro Direto.

Quando o seu dinheiro pode trabalhar por você

Algumas pessoas conseguem atingir um alto nível de proteção financeira e, por isso, podem deixar de trabalhar e deixar o dinheiro trabalhar para elas. Se esse é o seu objetivo, listamos algumas dicas para te ajudar a chegar nesta meta.

Saiba quanto você deseja obter mensalmente

Pergunte-se: qual é o padrão de vida que quero ter ao me “aposentar”? Para isso, leve em consideração as contas mensais, viagens, despesas extras etc.

É necessário ter um controle detalhado de quanto é o gasto atual para poder se programar para gastos futuros. Com esse cálculo, você pode estabelecer quanto tem que guardar e qual a porcentagem de lucro que seus investimentos precisam ter.

Comece o quanto antes

O tempo é um grande aliado quando falamos de multiplicar seu patrimônio. Quanto mais tempo seu dinheiro se manter em um investimento, maior seu lucro.

Por isso, coloque esse objetivo como uma das prioridades em sua vida e comece o quanto antes a poupar e aplicar seu dinheiro.

Invista em sua carreira

Procure se especializar no que você faz, investindo em cursos e novas línguas, por exemplo. Se você deseja manter uma grande quantia investida visando seu futuro, é preciso começar a pensar nisso agora, já que, quanto mais dinheiro você ganhar, mais terá para aplicar.

Conclusão: Já é hora de se organizar para ter um futuro tranquilo!

Ter proteção financeira significa ter um futuro tranquilo. Se organizando e tendo disciplina, você se resguarda para possíveis emergências e pode até se aposentar antecipadamente.

Por isso, tenha sua segurança financeira como uma prioridade na sua vida sempre.

Por: Super Investidores

Recomendações:

Super Investidores 16 de abril de 2019 PrevidênciaRiscoSeguridade

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades