68

Previdência Privada: Saiba Como Não Depender do INSS

Você já parou para pensar porque as coisas, sabe, em relação à “tranquilidade financeira na aposentadoria” estão mudando? Por que o investimento para aposentadoria agora passou a ser a melhor opção?

E a resposta é bem simples e curta: preocupação.

Bem, eu não os culpo. Até porque, quem é que deseja chegar aos 50 anos sem que tenha uma quantia razoável mensalmente para sobreviver?

Isso mesmo, ninguém.

 Então, querido leitor, investir é sim a melhor opção! Afinal, com o investimento para aposentadoria certo, conseguir reservar uma grande quantia para decidir quando parar de trabalhar, mas mantendo o mesmo padrão de vida, é algo possível para qualquer pessoa e de qualquer idade. Inclusive para você, que quer resguardar o seu futuro.

Para começar a poupar e investir para o seu futuro, eu te dou uma dica que você deve levar na sua caminhada, continue lendo!

Como funciona o INSS?

Antes de você aprender porque a previdência privada é a melhor opção para seu futuro, é importante que você saiba como funciona o INSS.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a organização que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da previdência social, responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei.

Atualmente, a aposentadoria por tempo de contribuição nas cidades é um benefício àquele (a) que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se for homem, ou 30 anos de contribuição, se for mulher. Além disso, a idade mínima para conseguir se aposentar é de 65 para homens e 60 para mulheres.

Os principais problemas do INSS é que ele possui um teto máximo, em 2018, de R$ 5.645,80 e suas regras podem mudar de acordo com o governo que estiver no poder.

O que é a previdência privada?

A previdência privada é uma opção individual bastante utilizada e recomendada para complementar a previdência social e ganhar mais dinheiro no momento da aposentadoria.

Ela funciona como um regime de capitalização ou uma poupança a longo prazo. Você pode definir um valor mensal a ser investido, o que é uma ótima opção se você não tem disciplina para poupar. Outra alternativa é aplicar uma grande quantia de uma só vez, caso você venda algum bem ou obtenha alguma grande renda inesperada.

O valor final dessa contribuição depende de alguns fatores e taxas, como a rentabilidade do seu fundo e as taxas administrativas do plano.

Outra grande vantagem da previdência privada é que existem planos dedutíveis no imposto de renda. Além disso, enquanto você está na fase de aplicação do dinheiro, você não paga imposto.

Ao “adiar” o pagamento dos impostos a longo prazo e optar pela tributação regressiva do IR, a alíquota dos tributos para planos de previdência complementar podem cair mais de 10%.

Por ser uma espécie de poupança, com um plano de previdência privada você tem um bom montante acumulado para eventuais gastos urgentes. Apesar da maioria dos planos reservem multas contratuais para isso, dependendo do regulamento, é uma boa opção de juntar dinheiro para um fim específico, como a compra de uma casa ou carro.

Para começar a investir na previdência privada, você não precisa ter uma idade específica. Dependendo da sua idade, isso significa que mais dinheiro deve ser investido por mês, mas o montante final ainda será significativo.

Conclusão: O investimento certo para um futuro tranquilo

Ter um futuro tranquilo com o mesmo padrão de vida que você possui agora é apenas uma questão de fazer o investimento certo. Esse investimento pode ser a previdência privada, que é a melhor opção para quem se preocupa com uma aposentadoria que proporcione qualidade de vida. Além de ser ajustável à cada pessoa, a previdência privada permite que você resgate seu dinheiro quando (e se) você precisar.

Escolha o plano de previdência privada que mais se encaixe com seus objetivos e recursos, e aí, é só você começar a investir no seu futuro.

Por: Super Investidores

Recomendações:

Super Investidores 23 de abril de 2019 PGBLPrevidênciaVGBL

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades