115

O que é o dinheiro para você?

Para a maioria das pessoas o dinheiro representa um instrumento de compra, algo como um meio para consumir. Esse é o raciocínio que as empresas tentam insistentemente colocar na sua mente. Você deve conseguir dinheiro para simplesmente gastá-lo totalmente. Empresas gigantescas investem muito em pesquisa e marketing para lhe fazer comprar o máximo de produtos que conseguir e pelo maior preço.

Pessoas bem sucedidas financeiramente enxergam o dinheiro de outra forma. Transformam o capital em ferramenta de investimento. Alguns investem no crescimento da própria empresa e outros investem para multiplicação de patrimônio. Para isso, utilizam aplicações em renda fixa, renda variável ou imóveis.

Aplicações financeiras se dividem em renda fixa e renda variável. A renda fixa fornece uma rentabilidade com segurança e bem acima da inflação. Estrangeiros aplicam muito dinheiro aqui, pois o Brasil tem uma rentabilidade ótima em relação a outros países. No campo da renda variável, temos como estrela a bolsa de valores que negocia ações das maiores empresas do país.

A renda variável exige estudo e aceitação de risco. O Brasil é um país em desenvolvimento e estrangeiros compram ações das nossas empresas quando a economia está estável. Especialistas indicam que investimentos em renda variável devem ser de, no máximo, 20% do seu patrimônio.

Para seu conhecimento, vou informar quanto valeriam hoje 20.000 reais investidos no ano 2.000 em cada uma das empresas a seguir: Em ações do Itaú, valeriam 390.218 reais; nas Lojas Americanas, 1.250.000 reais; na mineradora Vale do Rio doce, 260.000 reais; na Siderúrgica Nacional, 445.652 reais. A título de comparação, na caderneta de poupança teríamos apenas 77.802 reais. Para aviso, rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. E se você quiser se arriscar na renda variável, vai precisar estudar muito ou se aconselhar com profissionais da área de mercado financeiro.

Quem pensa em investir está deixando de gastar hoje para usufruir no futuro, então, falemos de aposentadoria. Quem tem 30 anos ou menos provavelmente não terá aposentadoria fornecida pelo governo. Sugiro que leia outros artigos para entender melhor sobre o assunto, mas, em suma, o governo estará sempre postergando a aposentadoria até que um dia precisará acabar com ela. Se você aprender a investir poderá ter uma aposentadoria integral com 25 anos de contribuição com os seus próprios investimentos e uma aposentadoria para sempre, podendo transferi-la aos seus filhos.

Para concluir, meu conselho é que você aprenda a investir e a controlar o seu dinheiro. Investir uma parte do seu salário transforma totalmente o seu futuro e lhe propicia uma liberdade financeira antes do que você imagina. E com liberdade financeira você pode fazer o que desejar: aposentar-se, continuar trabalhando, abrir sua empresa, estudar outro curso, viajar etc.

Recomendações:

Super Investidores 23 de maio de 2019 Investimentos

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades