344

Você Sabe o que é Trend Following?

No mercado da Bolsa de Valores, existe duas ferramentas famosas para a compra e venda de ações: a análise técnica e a análise fundamentalista. A análise fundamentalista, talvez a mais famosa entre as pessoas de grande sucesso na bolsa, tenta determinar os valores de uma empresa analisando os balanços e seus fundamentos. A análise técnica, por sua vez, ganhou muito espaço entre os operadores por proporcionar ganhos de curto, médio e longo prazo por meio da leitura de padrões nos gráficos que funcionaram no passado.

Mas e se eu lhe dissesse que existe um tipo de estratégia no mercado que vem funcionando há décadas, em que você tem uma grande tranquilidade e segurança, mas não conquistou tanta fama por não oferecer um “ganho” tão rápido como a análise técnica oferece?

Essa estratégia tem um nome: Trend Following. E é muito mais que isso! Trend Following não é só uma estratégia, é uma filosofia de mercado. Os Trend Followers não se declaram analistas técnicos por não seguirem padrões no gráfico e não acreditarem que eles são muito úteis. Eles não olham para o passado e não acreditam que podem prever os movimentos de uma determinada ação, eles apenas reagem ao que está acontecendo no momento, sem tentar adivinhar o que está por vir. Apesar de não serem adeptos da análise técnica, eles acreditam que o mercado se move em tendência, como na teoria de Dow.

O nome Trend Following já explica bastante sobre os objetivos desses operadores do mercado: identificar a têndencia atual e segui-la. Na maioria das vezes, são usados indicadores rastreadores de têndencia para indentificar a atual tendência e segui-la até o final.

A metodologia básica dos seguidores de tendência vem de regras bem sistemáticas, focando a gestão de risco e sempre priorizando ativos com ampla liquidez. Depois de uma estratégia traçada e ativos atendendo as prioridades acima, dando sinal de entradas, o operador deve tratar a questão psicológica que para muitos é a parte mais importante para o sucesso no mercado de ações.

Nas últimas décadas tivemos grandes nomes no mercado americano que fizeram fortuna com tendências, entre eles Ed Seykota que foi um dos pioneiros nas negociações eletrônicas, talvez o mais famoso seja Richard Dennis que, no começo da década de 80, criou um grupo de operadores chamados Turtle Traders, de onde surgiu Michael Covel, a pessoa que popularizou o termo Trend Following, e um dos grandes Turtle Traders que irei comentar no meu próximo artigo.

Por: Bruno Silva

Recomendações:

Super Investidores 30 de maio de 2019 Assessor de InvestimentosInvestimentosMercado

Acreditamos que a Educação Financeira é fundamental para potencializar os Investimentos dos brasileiros. Nosso Blog tem o objetivo de ampliar seu conhecimento financeiro por meio dos nossos artigos, que são abordados com uma linguagem simples e sem “financês”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades