165

Poupança: uma forma segura de perder dinheiro?

Atualmente no Brasil, quase 1 trilhão de reais ainda estão investidos na poupança, rendendo cerca de 45,5 bilhões de reais aos seus detentores. A mera alteração de investimento, da poupança para o tesouro direto, acrescentaria outros 8,9 bilhões reais aos rendimentos totais dos donos destes recursos.

No entanto, entra ano e sai ano e esses recursos ficam lá aplicados, rendendo poucos juros aos donos e muitos juros aos bancos. Isso acontece porque ainda hoje as pessoas acreditam que a poupança é o investimento mais seguro de todos, um dos mitos mais espalhados pelos bancos.

A questão é: esse investimento é seguro para quem? Afinal, se os títulos públicos são, por definição, os investimentos mais seguros de uma economia e eles rendem mais do que a poupança, não faz mais sentido deixar o dinheiro aplicado em títulos públicos? Vou além, os títulos públicos não são, em geral, os investimentos mais rentáveis justamente por serem seguros. Existe toda uma gama de produtos financeiros tão seguros quanto a poupança e que rendem mais que títulos públicos, como por exemplo: LCI, LCA, CDB e fundos de renda fixa. Enquanto 100 mil deixados na poupança renderiam ao final de 1 ano, 4.550,00 reais, em alguns fundos o rendimento seria de 7 mil reais ou mais.

Se formos para alguns fundos multimercados, a diferença se agiganta ainda mais. Alguns dos melhores fundos multimercados disponíveis para investidores em geral renderam de 2005 a 2019 cerca de 900%, enquanto a minguada poupança não superou os 200%. O que em termos monetários significa que alguém que aplicou 100 mil reais neste fundo multimercado em 2005 teria hoje 1 milhão de reais, enquanto na poupança teria 293 mil.

 

Alguns podem perguntar: mas seria justo comparar a poupança com um bom fundo multimercado sendo os riscos deles tão diferentes? De fato, fundos multimercado no curto prazo podem ter oscilações negativas, fato que não será visto na poupança, mas no longo prazo essa “segurança” da poupança significa uma perda de centenas de milhares de reais devido ao custo de oportunidade entre deixar o dinheiro nela ou em algum investimento que, mesmo com oscilações, tende a render muito mais.

Então fica a constatação: a poupança é o investimento de quem quer perder milhares de reais de forma segura.

Recomendações:

Ricardo Freitas 11 de julho de 2019 InvestimentosPoupança

Artigo por

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Brasília e Investidor da Bolsa desde 2013. Cruzeirense de coração, dedico a vida a auxiliar pessoas nos seus investimentos e sucesso financeiro.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não existem comentários
Informe seu e-mail para receber as novidades